https://abcpublica.org.br/wp-content/uploads/2018/10/011-700x560.png

Nossa proposta

O projeto www.conexaopublica.com.br foi lançado em setembro de 2015 com textos inéditos de Alberto Dines (Observatório da Imprensa), Thiago Lopes Carneiro (Câmara dos Deputados), Luciana Logrado (TV Globo BH).

Idealizado por Jorge Duarte (Embrapa, ex-Secom da Presidência da República) e Armando Medeiros (ex-diretor de comunicação do BB, Secom da Presidência da República e Autoridade Pública Olímpica), o projeto pretendia ser uma plataforma interativa com a comunidade de profissionais do País que enfrentam os desafios da gestão pública, comunicação e cidadania, em diversas instâncias (Executivo, Legislativo e Judiciário), esferas da federação (federal, estadual e municipal) e abrangendo também os comunicadores de organizações do terceiro setor.

O texto de apresentação apontava os objetivos do projeto: “editamos este espaço para a comunidade de profissionais e estudantes, das diversas áreas da Administração Pública, mas especialmente para os que atuam no campo da Comunicação Social. Atualizações aqui, sim, mas sem a ansiedade da notícia digital. A proposta é reflexão, análise, debates”.

Com boa receptividade – mais de 1,5 curtidas sem quaisquer campanhas de engajamento – o projeto evoluiu para a necessidade de criar uma entidade que pudesse representar os comunicadores da área pública-governamental e terceiro setor.

Assim, um ano depois, em 17 de novembro de 2016, em Brasília, e com representantes do Distrito Federal, Mato Grosso, Pará, Pernambuco e São Paulo nasceu a Associação Brasileira de Comunicação Pública.

Sabemos que o fortalecimento institucional requer tempo, paciência, parcerias e muito trabalho.

Acreditamos na força da comunicação presidida pelos direitos dos cidadãos e convidamos vocês, comunicadores públicos, de qualquer parte do País, a seguirem conosco nesta caminhada.

Saiba mais sobre no E-Book ABCPública.

Bem-vindos!

Com  foco  no fortalecimento da comunicação pública sob a ótica do direito do cidadão à informação e do dever do Estado de prestar contas de suas ações, foi criada a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPÚBLICA).