“A comunicação deve ser vista como uma política pública essencial”, afirma presidente da ABCPública em seminário nacional

Na última sexta-feira (6), Jorge Duarte participou do seminário “A realidade brasileira e os desafios do Partido dos Trabalhadores”, organizado e coordenado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pela Fundação Perseu Abramo.

O especialista foi convidado, enquanto presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), para falar para dirigentes do governo e militantes do PT sobre comunicação na área pública na sociedade atual. “A comunicação deve ser vista como uma política pública essencial, voltada para a transparência, prestação de contas, acesso, compreensão e promoção de direitos. A comunicação eficaz fortalece a democracia e aproxima a sociedade das instituições públicas”, pontuou Jorge Duarte.

De acordo com o presidente da ABCPública, a comunicação é um grande desafio enfrentado pelos governos. A falta de estratégias eficazes faz com que políticas públicas bem-elaboradas sejam até mesmo ignoradas pela população. “A comunicação deve ser integrada ao desenvolvimento das políticas públicas desde o início, e não apenas servir para divulgação final. Governos devem considerar como suas ações serão comunicadas já durante sua elaboração para garantir compreensão e apropriação pela sociedade”, concluiu.

Jorge Duarte, que possui 34 anos de experiência em Comunicação no serviço público, também explicou que, devido aos índices elevados de analfabetismo funcional e a outras variáveis da atualidade,  como a incapacidade de distinguir notícias falsas, a população brasileira enfrenta uma barreira significativa à compreensão das informações de seu interesse. “O Estado precisa combater a desinformação fornecendo informações de qualidade, claras e acessíveis”, defendeu o especialista.

O evento híbrido, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), contou com cinco mesas de debate, além do lançamento de livros pela FPA e demais atividades. O presidente Lula participou do seminário de forma virtual.

Saiba mais no site dos organizadores.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *