As votações para o Prêmio Cadeado de Chumbo 2025 estão abertas até 1º de novembro de 2025. Criado para denunciar, de forma crítica e bem-humorada, os obstáculos ao acesso à informação pública no Brasil, o prêmio é uma iniciativa do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, e conta com o apoio da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), que acaba de ser integrada ao Fórum.
“A participação em instâncias como o Fórum reforça o compromisso da ABCPública com uma comunicação orientada pelo interesse público, capaz de garantir o exercício pleno dos direitos fundamentais”, destaca o presidente da Associação, Jorge Duarte.
“O prêmio tem como objetivo chamar a atenção para práticas que violam ou esvaziam o direito de acesso à informação no Brasil. As categorias refletem estratégias recorrentes de opacidade utilizadas por órgãos públicos, como silêncios institucionais, respostas contraditórias ou tecnicamente frágeis, sumiço de informações e alegações genéricas que ignoram o conteúdo dos pedidos. Os nomes das categorias — como “Lero-Lero”, “Disco riscado” e “E o vento levou” — ajudam a ilustrar de forma crítica e bem-humorada o desrespeito à Lei de Acesso à Informação (LAI)”, destaca o Fórum em seu site.
Além de denunciar más práticas, o prêmio também tem por objetivo mobilizar a sociedade para a importância da informação pública como ferramenta de cidadania e controle social. A votação popular é aberta a toda a sociedade e busca estimular o debate público sobre transparência, prestação de contas e o papel do Estado em garantir a informação como um direito de todos.
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Acesse a planilha com as indicações aqui. Vote até 1º de novembro.
Participe, conheça e ajude a dar visibilidade ao desserviço pratica pelos indicados e ajude a fortalecer a cultura da transparência no Brasil.
Categorias e indicados ao Prêmio Cadeado de Chumbo 2025
Passa ou repassa: Quando o pedido de informação fica circulando entre diferentes órgãos, sem resposta efetiva
- Prefeitura de São Sebastião (SP) (vencedor automático)
E o vento levou: Quando o órgão alega que a informação solicitada desapareceu, não existe ou não está sob sua responsabilidade
- Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Lero-lero: Quando o órgão responde com informações vagas, genéricas ou que não correspondem ao que foi solicitado
- Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SP)
- Prefeitura Municipal de Osasco (SP)
- Gabinete do Prefeito e Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte S/A – Prodabel (MG)
Disco riscado: Quando o órgão insiste na mesma justificativa, independentemente do conteúdo dos pedidos ou recursos
- Câmara Municipal de Pinhais (PR)
- Prefeitura de São Sebastião (SP) (duas indicações)
Não fale conosco: Quando o órgão simplesmente não responde ao pedido de informação
- Prefeitura de Pedra Branca (CE)
- Prefeitura Municipal de Tabocas do Brejo Velho (BA)
- Câmara de Vereadores de Salvador (BA)
Contorcionistas e malabaristas: Quando o órgão utiliza justificativas absurdas, incoerentes ou tecnicamente infundadas para negar acesso à informação
- Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
- Polícia Militar de Minas Gerais
- Gabinete de Segurança Institucional do Rio de Janeiro
- Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo (SP)
- Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SP)
- Prefeitura Municipal de Osasco (SP)
- Universidade Federal de Pelotas (RS)
- Prefeitura de São Sebastião (SP) (duas indicações)
- Secretaria de Governo de Ribeirão Preto (SP)
- Câmara Municipal de São Paulo (SP)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Menção honrosa: Para casos que, embora não se encaixem nas categorias principais, destacaram-se negativamente por práticas que enfraquecem o controle social e comprometem a promoção da cultura de transparência no uso da Lei de Acesso à Informação
- Governo do Estado de Rondônia
- Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
