A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) divulgou, nesta quarta-feira (20), os vencedores do Prêmio Neuza Meller de Radiodifusão Universitária. A iniciativa reconhece as melhores produções jornalísticas de emissoras universitárias que contribuem para o debate sobre emergência climática e direito à informação.
A entrega oficial será realizada no dia 20 de outubro, durante a abertura do III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública (ComPública), na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ao todo, três produções serão homenageadas (em ordem alfabética): Direito Indígena à Cidade (UnBTV), Raízes do Mangue (TV Unifor) e Universo das Emissoras Públicas (USP).
O prêmio é uma homenagem à jornalista Neuza Meller, servidora da Universidade de Brasília (UnB) e diretora da UnBTV por dez anos. Referência na comunicação pública, Neuza foi responsável pela criação do Canal Universitário de Brasília e deixou um importante legado de engajamento pela democratização da informação. Em 2021, tornou-se vítima da COVID-19.
Sobre o ComPública
O III ComPública acontece entre os dias 20 e 22 de outubro de 2025, na Universidade Federal de Sergipe. Com o tema “Emergência Climática e Direito à Informação”, o evento reunirá palestras, oficinas, grupos de trabalho e atividades culturais, promovendo debates nacionais em torno dos desafios da comunicação pública.
Texto: Larissa Xavier
Supervisão: Profa. Dra. Michele Becker

