A Associação será representada pelas associadas Débora Pinheiro e Milena A. R. Silva
A ABCPública foi uma das entidades selecionadas para compor a Câmara Técnica do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que tratará da Comunicação no Sistema Único de Saúde (SUS), após participar de seletiva com mais de 46 organizações. A criação da Câmara reforça o entendimento de que a comunicação pública tem um papel estratégico e fundamental na conscientização da população sobre o direito à saúde, na promoção de hábitos saudáveis, na prevenção de doenças e no combate à desinformação, fatores cruciais para o funcionamento eficiente do SUS.
Composta por 40 membros, a Câmara Técnica de Saúde Digital e Comunicação em Saúde (CTSDCS/CNS) tem o objetivo de discutir e propor melhorias tanto no eixo da Saúde Digital quanto no da Comunicação em Saúde. Cada eixo contará com 12 representantes titulares e oito suplentes, com mandato de dois anos.
“A ABCPública tem como direcionamento de sua atuação doze princípios da comunicação pública que incluem transparência, foco no cidadão, linguagem simples, dentre outros. Por intermédio de nossas representantes na câmara, Débora Pinheiro e Milena Silva, a ABCPública terá a oportunidade de defender esses princípios em debates sobre a formulação de estratégias voltadas para melhorar a comunicação em todas as esferas do SUS”, destaca o presidente da associação, Jorge Duarte.
A comunicação no SUS envolve não apenas a divulgação de campanhas, como vacinação e prevenção de doenças, mas também abrange a necessidade de informar a população sobre como acessar os serviços de saúde, direitos dos usuários e ações de emergência. Em um sistema tão amplo e complexo quanto o SUS, previsto para atender 212 milhões de pessoas de maneira integral, equânime e universal, garantir que essa informação chegue de forma clara e eficiente a todas as camadas da população é um dos principais desafios.
“É muito bem-vinda a criação dessa Câmara Técnica no âmbito do Conselho Nacional de Saúde e o reconhecimento da ABCPública como uma entidade capacitada e estruturada para contribuir na estruturação de uma comunicação pública alinhada aos valores do SUS. Esperamos que mais e mais colegas, em suas diversas áreas de formação, se interessem por essa pauta. Defender os princípios da comunicação pública no SUS e promover sua valorização como pilar estratégico de gestão e do controle social, tornou-se urgente e necessário, especialmente à luz das lições aprendidas ao longo da pandemia”, consideram Débora Pinheiro e Milena Silva.
Além de participar da formulação de políticas públicas voltadas para a comunicação no SUS, a ABCPública também atuará no fortalecimento do diálogo entre o governo, os profissionais de saúde e a sociedade civil. Este espaço será fundamental para a construção de uma comunicação que não apenas informe, mas que engaje a população, favorecendo a compreensão e o uso adequado dos serviços de saúde pública.
Quem são as representantes da ABCPública na Câmara Técnica de Comunicação do CNS:
Débora Pinheiro – Analista Técnica de Políticas Sociais do Serviço de Articulação Interfederativa e Participativa do Ministério da Saúde na Paraíba, é jornalista, bacharel em comunicação social pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em ciências da comunicação pela Universidade de Montreal (Canadá). Foi organizadora da 2ª Conferência Livre Nacional de Comunicação e Saúde e eleita delegada em maio de 2023 para defender o direito à comunicação e o direito à saúde na 17a Conferência Nacional de Saúde, em julho de 2023.
Milena A. R. Silva – Servidora Pública Municipal. Membro da Plain Language Association International. Especialista em Joint Strategy and Technology Education Facility para Promoção da Inovação pela Universidade de Fraunhofer na Alemanha. Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Unicamp. Especialista em Processos Educacionais na Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Foi integrante do International Leadership Training pelo Ministério de Relações Exteriores da Alemanha e aplicou o projeto de Inovação na Comunicação em Governo de 2009 a 2011 se mantendo dedicada a comunicação pública como eixo estruturante no dia a dia dos trabalhos.