ABCPública leva ao Anuário da Comunicação Corporativa o tema comunicação pública

A comunicação pública ganhou espaços importantes na edição 2025 do Anuário da Comunicação Corporativa, lançado pela Mega Brasil, no dia 15 de maio, graças à atuação da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública). Depoimentos e entrevista do presidente Jorge Duarte figuram em pelo menos três matérias: uma que é a cobertura do seminário o Futuro da Comunicação Pública, realizado em março; uma segunda que trata dos desafios atuais para a área de assessoria de imprensa e uma entrevista que discute comunicação e mudança climática, com foco na COP30.

Nas mais de 350 páginas do anuário, o leitor encontra reportagens, análises, pesquisas, ranking de empresas e muita inspiração para levar novidades às diversas áreas da comunicação. A versão digital do anuário está disponível neste link. No bloco reportagens especiais são tratados temas atualíssimos como Mercado Regional, Public Affairs, Tendências da Assessoria de Imprensa, Eugências , Inteligência Artificial na Comunicação Interna e na Comunicação Externa.

Dentre os tópicos imperdíveis do anuário está a reportagem sobre os desafios que a atualidade impõe para a área de assessoria de imprensa. E os especialistas enfatizam que a diversidade de canais para oferta de conteúdo não afastou a necessidade do investimento em relacionamento qualificado, próximo e respeitoso entre jornalistas e assessores e agora também com influenciadores digitais. As análises sobre o uso de release, de tecnologias de suporte e a criatividade sempre indispensável para área estão entre os pontos tratados por um time de especialistas que inclui o presidente da ABCPública Jorge Duarte, o CEO da Press Manager, Leandro Sobral, a CEO da I’Max, Fernanda Lara, dentre outros.

Em entrevista sobre “os desafios da comunicação pública para aproveitar a janela midiática proporcionada pela COP 30 e apresentar a diversidade ambiental e cultural do país Relacionamento com influenciadores, múltiplos canais”, o presidente da ABCPública, Jorge Duarte destacou  que “a COP 30 não é apenas um evento internacional de alcance global é uma oportunidade de engajar nossa sociedade no debate sobre o futuro do planeta de cada brasileiro, fortalecendo a participação social e o senso coletivo de responsabilidade. A comunicação tem a missão de construir pontes entre a conferência do clima e as realidades locais, conectando as decisões políticas as esperanças e as preocupações das pessoas. É assim que a cop 30 também pode ser a cópia da comunicação para cidadania”.

Vale conferir também, nessa edição do anuário, o editorial Comunicação Pública e Democracia, assinado pela vice-presidente de Comunicação da ABCPública, Lília Gomes de Menezes. O texto dá uma ideia de qual é o negócio da comunicação pública para quem não conhece a área; apresenta os desafios atuais para gestores e comunicadores; destaca que “para dar resposta à altura da guerra da desinformação no espaço digital é urgente que as organizações democráticas invistam em comunicação estratégica, profissionalizada, que gestores públicos apoiem, deem autonomia, condições adequadas de atuação aos profissionais”.

Outra reportagem instigante tratada de como o uso da inteligência artificial (IA) está revolucionando a comunicação interna, traz insights e principalmente alerta para a responsabilidade e a desafios relacionados à ética, transparência e a necessidade de manter a conexão humana nas interações mediadas por tecnologia.

O guia é assinado pela Mega Brasil e conta com apoio institucional da Aberje, Abracom e ABCPública. Além da versão digital, a partir de 30 de maio, a versão impressa vai estar disponível a um custo de R$ 150,00 + custo de postagem.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *