ABCPública teve atuação destacada no congresso dos tribunais de contas

Apoiadora do II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, que teve como tema “O Papel da Comunicação Pública na Defesa da Democracia”, a ABCPública teve participação destacada em painéis que integraram a programação. O evento foi promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e foi realizado de 4 a 5 de julho em Vitória/ES. 

O vice-presidente de Relações Acadêmicas da ABCPública, Jorge Duarte, abriu o primeiro painel do evento, que tratou de Gestão da Comunicação Pública. Mestre e Doutor em Comunicação, Duarte tratou de Comunicação Estratégica e Estratégias de Comunicação, e falou ao público composto por comunicadores públicos, mas também por conselheiros, conselheiros substitutos e procuradores do Ministério Público de Contas junto ao Tribunais de Contas, sobre a importância da comunicação ser sempre intencional e em sintonia com os objetivos estratégicos da instituição. 

O vice-presidente da ABCPública também destacou que comunicar não é somente informar, já que pressupõe escuta, diálogo e construção de relacionamentos. Segundo Duarte, a comunicação integra todos os processos de uma instituição, mas é importante que ela seja liderada pelas áreas que detêm o conhecimento técnico para fazê-lo da forma que mais contribua para que a organização alcance seus objetivos. “Comunicação não é o mesmo que divulgar coisas. É explicar, orientar, mobilizar, ajudar a tomar decisões”, resumiu. 

O papel que deve ser desempenhado pelo comunicador público também foi abordado pelo palestrante. Duarte lembrou que é fundamental que os profissionais da área ajudem a liderar a comunicação nas instituições, apoiem os objetivos gerais das organizações e assessorem a alta direção, preparando porta-vozes e ajudando a definir as mensagens-chave. 

Aline Castro, que faz parte do Conselho Consultivo da ABCPublica e produz o Podcast Comunicação: Guia de Sobrevivência, também integrou o mesmo painel. Castro tratou de Coordenação de Atividades e Equipes de Comunicação,  e mencionou a importância de as equipes não atuarem como meras tarefeiras, atendendo pedidos diversos e descoordenados. De forma complementar à fala de Duarte, e usando a analogia de um balcão de pastelaria, a podcaster destacou a importância de uma atuação estratégica, que possa “nutrir” as instituições. 

Ela sugeriu a adoção de uma série de instrumentos  que ajudam as equipes de comunicação a produzir de forma estratégica, estabelecendo prioridades, como política de comunicação, mapa de canais, guia editorial, manual de redação, catálogo de serviços, plano de comunicação, entre outros. Ela também mencionou a importância de uma liderança horizontal, que estimule a colaboração entre os membros de uma equipe, e garanta autonomia e engajamento. 

Acesse o vídeo do painel.

Associados da ABCPública, Rodrigo Abella e Maíra Bittencourt participaram do Painel 3: Inovação na Comunicação Pública. Abella, representando a empresa R2OH, apresentou métricas do segmento tribunais de contas em algumas redes sociais, obtidos por meio da plataforma Social Media Gov, destacando tendências de publicação, boas práticas e desempenho em critérios como engajamento e alcance. Ele reforçou o discurso de que é preciso que haja intencionalidade em cada publicação nas redes sociais, e que é preciso que as postagens ajudem a instituição a alcançar seus objetivos estratégicos e consolidar uma reputação positiva. 

Bittencourt, que é diretora-geral da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e professora da Universidade Federal do Sergipe (UFS), tratou de Comunicação Pública em Rede e TV 3.0. Ela apresentou um retrato da radiodifusão educativa no Brasil, integrada por 17 redes nacionais privadas e apenas duas públicas, assim como tendências para o futuro. 

Segundo a diretora da EBC, o projeto de TV Pública 3.0 que está se delineando, será caracterizado por multiprogramação em qualidade melhor, hipersegmentação, acessibilidade e possibilidade de mensuração de resultados. 

Acesse o vídeo do painel.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *