Apoiadora do II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, que teve como tema “O Papel da Comunicação Pública na Defesa da Democracia”, a ABCPública teve participação destacada em painéis que integraram a programação. O evento foi promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e foi realizado de 4 a 5 de julho em Vitória/ES.
O vice-presidente de Relações Acadêmicas da ABCPública, Jorge Duarte, abriu o primeiro painel do evento, que tratou de Gestão da Comunicação Pública. Mestre e Doutor em Comunicação, Duarte tratou de Comunicação Estratégica e Estratégias de Comunicação, e falou ao público composto por comunicadores públicos, mas também por conselheiros, conselheiros substitutos e procuradores do Ministério Público de Contas junto ao Tribunais de Contas, sobre a importância da comunicação ser sempre intencional e em sintonia com os objetivos estratégicos da instituição.
O vice-presidente da ABCPública também destacou que comunicar não é somente informar, já que pressupõe escuta, diálogo e construção de relacionamentos. Segundo Duarte, a comunicação integra todos os processos de uma instituição, mas é importante que ela seja liderada pelas áreas que detêm o conhecimento técnico para fazê-lo da forma que mais contribua para que a organização alcance seus objetivos. “Comunicação não é o mesmo que divulgar coisas. É explicar, orientar, mobilizar, ajudar a tomar decisões”, resumiu.
O papel que deve ser desempenhado pelo comunicador público também foi abordado pelo palestrante. Duarte lembrou que é fundamental que os profissionais da área ajudem a liderar a comunicação nas instituições, apoiem os objetivos gerais das organizações e assessorem a alta direção, preparando porta-vozes e ajudando a definir as mensagens-chave.
Aline Castro, que faz parte do Conselho Consultivo da ABCPublica e produz o Podcast Comunicação: Guia de Sobrevivência, também integrou o mesmo painel. Castro tratou de Coordenação de Atividades e Equipes de Comunicação, e mencionou a importância de as equipes não atuarem como meras tarefeiras, atendendo pedidos diversos e descoordenados. De forma complementar à fala de Duarte, e usando a analogia de um balcão de pastelaria, a podcaster destacou a importância de uma atuação estratégica, que possa “nutrir” as instituições.
Ela sugeriu a adoção de uma série de instrumentos que ajudam as equipes de comunicação a produzir de forma estratégica, estabelecendo prioridades, como política de comunicação, mapa de canais, guia editorial, manual de redação, catálogo de serviços, plano de comunicação, entre outros. Ela também mencionou a importância de uma liderança horizontal, que estimule a colaboração entre os membros de uma equipe, e garanta autonomia e engajamento.
Associados da ABCPública, Rodrigo Abella e Maíra Bittencourt participaram do Painel 3: Inovação na Comunicação Pública. Abella, representando a empresa R2OH, apresentou métricas do segmento tribunais de contas em algumas redes sociais, obtidos por meio da plataforma Social Media Gov, destacando tendências de publicação, boas práticas e desempenho em critérios como engajamento e alcance. Ele reforçou o discurso de que é preciso que haja intencionalidade em cada publicação nas redes sociais, e que é preciso que as postagens ajudem a instituição a alcançar seus objetivos estratégicos e consolidar uma reputação positiva.
Bittencourt, que é diretora-geral da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e professora da Universidade Federal do Sergipe (UFS), tratou de Comunicação Pública em Rede e TV 3.0. Ela apresentou um retrato da radiodifusão educativa no Brasil, integrada por 17 redes nacionais privadas e apenas duas públicas, assim como tendências para o futuro.
Segundo a diretora da EBC, o projeto de TV Pública 3.0 que está se delineando, será caracterizado por multiprogramação em qualidade melhor, hipersegmentação, acessibilidade e possibilidade de mensuração de resultados.