Temas centrais da comunicação pública como foco no cidadão, linguagem simples, desafios para implementar gestão estratégica, promoção de diálogo com o cidadão foram alguns dos assuntos tratados durante uma reunião de apresentação da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) para a Assessoria de Comunicação do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, realizada no dia 18 de julho de 2025.
A vice-presidente de Comunicação da ABCPública, Lília Gomes de Menezes e a diretora regional em Recife, Silvannir Jaques foram recebidas pela Assessora de Comunicação do CRP-MG, Cristina Ribeiro, que falou da preocupação da equipe em atuar observando os princípios da comunicação pública. “Foi uma grata surpresa ouvir o relato da Cristina de que toda a equipe assistiu junto às atividades do I Seminário Mineiro de Comunicação Pública e fizeram debates entre eles após as palestras. Esse é exatamente um dos focos da atuação da ABCPública. Queremos ver cada vez mais profissionais pensando e debatendo os princípios da comunicação pública,” destaca a Lília Gomes de Menezes.
“Saio daqui com o orgulho de ver que a comunicação do CRP-MG exerce, com tamanha transparência, responsabilidade e estratégia, uma comunicação comprometida com as diretrizes comunicacionais públicas, estruturada e atuando a serviço da sociedade. Munir-me dessa experiência presencial, em território de tão exitosa redação pública mineira, soma esforços para a construção e o aprimoramento contínuo da comunicação pública que queremos para o futuro” — também em nossos espaços de exercício profissional em Pernambuco — destaca a coordenadora da regional Recife, Silvannir Jaques, articuladora da reunião, que exerce a função de Assessora de Comunicação e Imprensa do CRP-PE.
Cristina Ribeiro enalteceu o trabalho da ABCPública, destacando que ela e equipe acompanham com frequência as atividades promovidas pela associação e disse que todas estão muito motivadas a se engajar cada vez mais profundamente em um projeto de comunicação que tenha foco no cidadão: “a nossa missão é orientar bem o cidadão para que haja uma relação ética, humana e qualificada com profissionais do segmento, então falar de modo sempre direto, claro e útil é um objetivo que norteia todos os nossos projetos de comunicação”.
