Chocolate, jóias, roupas, café são alguns dos produtos bem comuns que podem ser fruto de trabalho escravo. Esta campanha alerta para a cadeia de consumo que alimenta a escravidão moderna.
Agora você sabe (Now you know) é uma campanha que aborda três formas de tráfico de seres humanos: exploração sexual, servidão doméstica e trabalho forçado na produção de ítens de uso diário, como o café, uma jóia ou um chocolate. Estima-se que cerca de 27 milhões de pessoas no mundo estejam vivendo como escravos.
O vídeo de 2 minutos foi produzido por estudantes de cinema da Hothouse Productions, da Boston University College of Communication. Criada para oThe NO Project, uma iniciativa de sensibilização da opinião pública contra a escravidão e o tráfico de seres humanos. O financiamento para a produção de Now You Know foi do Postbank Bulgária. A trilha sonora inclui música original composta pela Wyeth Bednar.
The NO Project reúne jovens artistas das mais diversas áreas em ações criativas para sensibilizar as pessoas pelo fim da escravidão moderna. Confira abaixo algumas criações e veja mais no site.
Legislação mais dura nos EUA
Em fevereiro deste ano, o presidente Barack Obama sancionou uma lei proibindo que produtos feitos a partir de trabalho escravo entrem no país. Estão proibidos 136 produtos de 74 países deixarão de ser importados, incluindo peças de vestuário produzidos na Argentina usando trabalho infantil; algodão e ouro de Burkina Faso; eletrônicos, brinquedos e tijolos da China; café da Costa do Marfim e têxteis da Etiópia, de acordo com as recomendações que o Departamento de Estado traçadas nalista de bens produzidos por trabalho infantil ou forçado.
AGÊNCIA ANADOLU VIA GETTY IMAGES. Cerca de 30 por cento das crianças em Bangladesh são trabalhadores, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho.
Fonte: Comunica que muda