Os canais universitários fazem parte de um segmento audiovisual em franco crescimento no Brasil. Criados em 1995, com a promulgação da lei 9.877 (Lei da Cabodifusão), atualmente cerca de 100 universidades e instituições de ensino superior possuem programação televisiva em todo o país, possibilitando à comunidade o acesso democrático à informação produzida nos meios acadêmicos. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar o caráter público das emissoras de TV universitárias, pois por não terem fins lucrativos e com a proibição legal de anúncios publicitários (exceto apoios culturais, conforme legislação dos canais públicos e educativos), são mantidos por universidades, centros universitários ou instituições de ensino superior (IES). E ao contrário do canal comercial, onde uma única empresa transmite sua programação seguindo critérios próprios de qualidade, no Canal Universitário quanto maior for a participação de instituições de ensino superior com sede em uma cidade, maior será a pluralidade de opiniões. Além da divulgação institucional, essas emissoras promovem a educação, o ensino e a cidadania, servindo como instrumento de sociabilidade entre o ambiente acadêmico e a comunidade, cumprindo assim sua responsabilidade social.