A cultura como estratégia de sedução política: estudo sobre a programação cultural da TV Câmara

BARROS, A. T.; BERNARDES, C. B.; RODRIGUES, M. R. A cultura como estratégia de sedução política: estudo sobre a programação cultural da TV Câmara. Política Hoje (UFPE. Impresso), v. 22, p. 89-122, 2014.

 BERNARDES, C. B., BARROS, A. T., e RODRIGUES, M. R.

O que norteia a programação cultural da TV Câmara? Quais seus pressupostos políticos e editoriais? Quais as funções dessa programação? Qual a relevância dos conteúdos culturais exibidos por uma emissora de TV legislativa? Como seus telespectadores avaliam esses conteúdos? Com o objetivo de discutir essas questões, o texto analisa, do ponto de vista sociológico, dados de sondagem de opinião com 8.093 cidadãos, cujo resultado mostra que a programação cultural conta com a aprovação de 92,67% dos respondentes, os quais indicam ainda que a programação cultural da TVCD tem muita utilidade/importância (68,58%), especialmente no que se refere à busca de entretenimento associado a cultura (50,91%). A programação cultural (a exemplo de documentários, musicais e produções sobre manifestações culturais regionais) ocupa aproximadamente um terço da grade semanal da emissora, com exibições mais concentradas à noite e nos finais de semana e feriados, horários de maior audiência do canal legislativo. Conclui-se que a ênfase nesse tipo de programação faz parte de um conjunto de estratégias de afirmação da imagem da emissora, tais como: (a) conquistar a simpatia política de parlamentares envolvidos com a defesa de interesses culturais; (b) atingir públicos não interessados diretamente em política e na agenda legislativa, a fim de ampliar a captação de audiência; (c) diferenciar-se das emissoras comerciais e obter legitimidade perante o público mais esclarecido. O referencial teórico combina abordagens da sociologia política e dos estudos sociomediáticos.

 

 

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