Este projeto de pesquisa trata-se de uma análise da intranet da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a partir da perspectiva da área de comunicação. Ao longo de quase três anos de funcionamento, a intranet corporativa recebeu conteúdos de forma desordenada. Atualmente, tem um número considerável de conhecimentos explícitos, oferece serviços e dá acesso a sistemas corporativos úteis aos empregados, mas não avançou em termos de interatividade com e entre os usuários. Este trabalho teve como objetivo central apresentar conceitos e tendências que apontam caminhos para o uso estratégico da intranet. Além de traçar um breve diagnóstico da situação na Embrapa, pretendeu-se também provocar a reflexão sobre a oportunidade de desenvolvimento de ações colaborativas nesse ambiente virtual, que podem contribuir para o processo de construção e gestão do conhecimento. Sua metodologia de trabalho contemplou pesquisas bibliográficas e sondagens realizadas com gestores de intranets de dentro e de fora da empresa. E como resultado destaca-se a sugestão da adoção de um espaço participativo de construção de notícias apuradas e escritas por profissionais não jornalistas.