O objetivo do estudo é mensurar a percepção dos núcleos de comunicação de universidades públicas quanto ao relacionamento com a mídia no que se refere à divulgação científica. Para isso, utilizou-se pesquisa de natureza descritiva com coleta de dados primários do tipo survey. O universo da pesquisa é formado por instituições federais de ensino superior, com recorte para as universidades localizadas na região Norte do Brasil. Entre os principais resultados destacam-se o subaproveitamento dos pesquisadores como fontes jornalísticas, a maioria das universidades não possui política de comunicação e quase metade dos respondentes discordam que os jornalistas demonstram interesse pelas pesquisas de universidades. Este resultado alerta e ao mesmo tempo sugere oportunidade de repensar a política de comunicação e o processo de divulgação científica.
A Percepção dos Núcleos de Comunicação de Universidades Públicas quanto é Divulgação Científica na Mídia
COSTA, Inara Regina Batista da; HOFF, Rafael Sbeghen. A Percepção dos Núcleos de Comunicação de Universidades Públicas quanto é Divulgação Científica na Mídia. In: CONGRESSO BRASILEIRO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E DE RELAÇÕES PÚBLICAS, 14., 2020, Bauru. Anais [...] Bauru: 2020.
COSTA, Inara Regina Batista da e HOFF, Rafael Sbeghen