O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de pesquisa sobre as assessorias de mídias digitais dos parlamentares representados na Câmera dos Deputados brasileira. A partir da discussão de teses contidas na literatura sobre parlamentos digitais e assessoriais parlamentares, procuramos demonstrar as seguintes proposições básicas: a) existem diferentes padrões de organização das assessorias de mídia digital nos gabinetes partidários os quais podem ser agrupados em distintos tipos; b) esses padrões são diferentes de acordo com as correntes político-partidárias representadas na Câmara dos Deputados; c) há evidências de uma crescente profissionalização na utilização das mídias digitais pelos parlamentares brasileiros, profissionalização esta que é simultânea à ampla difusão do uso das mídias digitais pelos deputados brasileiros ao lo0ngo das diferentes legislaturas. A metodologia utilizada em nossa pesquisa foi um survey aplicado em 144 gabinetes dos deputados federais em 2014, assim como o emprego de tipologias elaboradas a partir do diálogo com a literatura sobre assessorias parlamentares. Como principais resultados obtidos, além de uma análise geral dos padrões de organização das assessorias de mídia digital dos deputados, destacamos a existências de diferentes modelos de organização e funcionamento de tais assessorias, bem como a oferta de evidências de uma crescente profissionalização dos gabinetes no gerenciamento de tais mídias.