O presente estudo exploratório pretende preencher uma lacuna
no campo de estudos sobre as funções educativas dos parlamentos
digitais, bem como na implementação de programas educativos por
estas instituições, que é da análise comparativa e em profundidade
de um corpo limitado de experiências, contrastando as experiências
brasileiras com outras existentes ao redor do mundo, especialmente
daqueles parlamentos digitais que mais avançaram no desenvolvimento de ferramentas educativas. Assim, o foco de nosso estudo
são os programas educativos desenvolvidos pelos parlamentos digitais, abrangendo programas de formação política voltados ao público
mais amplo e também aos funcionários da Casa. Para concretizar tal
proposta, analisamos de forma comparada as experiências de educação política desenvolvidas por cinco parlamentos digitais: a Câmara
dos Deputados e o Senado Federal do Brasil; a House of Representatives
do Reino Unido; o Parlamento europeu; e a Assembleia da República
de Portugal. A escolha desses cinco parlamentos digitais deve-se à
excelência de programas de digitalização das atividades parlamentares desses órgãos, destacada em vários estudos sobre a temática, bem
como ao trabalho de campo e ao acesso aos funcionários que tivemos,
no caso da Assembleia portuguesa, durante a feitura da pesquisa que
resultou neste trabalho.
As funções educativas dos parlamentos digitais: um estudo piloto comparativo das experiências de educação política dos parlamentos brasileiro e europeu
BRAGA, Sérgio Soares; JUNIOR, Edison Gil Santos. As funções educativas dos parlamentos digitais: um estudo piloto comparativo das experiências de educação política dos parlamentos brasileiro e europeu. In: Seminário de Educação Legislativa e XII Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados. Anais: […] Brasília: 2022.
BRAGA, Sérgio Soares e JUNIOR, Edison Gil Santos