Pesquisa de clima organizacional realizada em 2011 por consultoria externa especializada no âmbito de uma agência do governo do Distrito Federal apontou a necessidade de elaboração de planos de comunicação integrativos que previssem ações de curto, médio e longo prazo, a fim de melhorar a comunicação interna e externa da organização. Com o apoio em revisão de literatura enfocando gestão do conhecimento, teoria da comunicação e cultura organizacional, realizou-se estudo de natureza qualitativa, mediante grupo focal, envolvendo dez gestores e dez servidores públicos da referida agência, sobre barreiras à comunicação interna entre suas unidades administrativas. À transcrição das falas durante os grupos focais aplicou-se análise de conteúdo categorial temática. Como resultado, observou-se a existência de barreiras à comunicação nos níveis individual e organizacional. As categorias originadas foram i) Dissonância informacional e cognitiva (nível individual); ii) Desintegração informacional (nível organizacional); e iii) Redes pessoais e computacionais (nível individual e organizacional). Conclui-se que a disseminação, criação e compartilhamento de informações dependem não somente da existência de sistemas de informação da organização, mas sobretudo da percepção e dos valores de indivíduos.