A dinâmica de acesso às notícias em circulação no ambiente digital é um dos pontos que devem ser observados no monitoramento e avaliação do processo comunicativo. Por meio de estudo de caso da Rede Social do Café, abordamos a Teoria da Cauda Longa, em especial, a capacidade de ampliação da curva de atenção recebida pelas notícias. Entre os resultados do estudo, podemos inferir que a curva de atenção segue a uma tendência de queda significativa, com concentração nos primeiros cinco dias e percentagem de acesso/visitas pouco significativa depois do 15º dia. A análise exploratória sobre o fator tempo incluiu três conjuntos de dados (notícias gerais, notícias de C&T e com maior engajamento). Em todos os casos, a atenção ao longo do tempo segue a mesma tendência, embora o engajamento promova um aumento no número de acessos.
Cauda longa ou atenção efêmera? Análise do fator tempo na Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia em mídias digitais
AGUIAR, Cibele Maria Garcia de; PEREIRA, Sérgio Parreiras. Cauda longa ou atenção efêmera? Análise do fator tempo na Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia em mídias digitais. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (45. : 2022 : João Pessoa). Anais: […] João Pessoa: 2022.
AGUIAR, Cibele Maria Garcia de e PEREIRA, Sérgio Parreiras