CIDADANIA NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: um olhar para o Parlamento Jovem de Minas e os Temas Contemporâneos Transversais

C. FONSECA, Vanilda, H. L. MISSE, Bruno; MEDAU, Lucas. CIDADANIA NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: um olhar para o Parlamento Jovem de Minas e os Temas Contemporâneos Transversais. v. 14 n. 2 (2022): 14ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

C. FONSECA, Vanilda, H. L. MISSE, Bruno, e MEDAU, Lucas

A educação para a cidadania promovida no âmbito do programa Parlamento Jovem de Minas (PJ de Minas) pode ser analisada em comparação aos temas contemporâneos transversais (TCT’s) e suas macroáreas temáticas. Este estudo de análise documental buscou demonstrar qual relação à educação para a cidadania do PJ de Minas (ensino não formal) estabelece com a educação regular e escolar (ensino formal). A partir das informações levantadas nessa pesquisa e da análise dos dados (da fonte documental e dos produzidos por nós) nos foi possível concluir que o programa Parlamento Jovem de Minas guarda relação de complementariedade com a educação formal e escolarizada dos jovens estudantes que dele participam. Essa relação complementar – e não concorrencial – é possível de ser percebida sob o aspecto dos
Temas Transversais Contemporâneos. Sobre os Temas Transversais Contemporâneos pudemos observar que o programa aborda majoritariamente a macroárea temática “cidadania e civismo” – com destaque para o TCT “vida
familiar e social” – em segundo lugar a macroárea temática “meio ambiente” e em terceiro lugar as macroáreas temáticas “saúde” e “multiculturalismo”. Ao final o estudo aponta seus limites.

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