O artigo examina como se processa a comunicação entre a Câmara dos
Deputados e os cidadãos brasileiros a partir do Portal da Câmara e do Portal
e-Democracia. A análise considera a variedade e a profundidade dos
mecanismos relacionados a três aspectos apontados pela literatura
como fundamentais para as iniciativas patrocinadas: Informação,
Transparência e Participação. A metodologia consiste em uma análise
de conteúdo quantitativa, com aplicação de testes estatísticos para veriicar a
relação entre os portais e as variáveis que orientam o exame empírico. Partese da hipótese de que o Portal da Câmara é aquele que oferta mais Transparência,
enquanto o Portal e-Democracia está mais atrelado ao provimento de
Informação e de Participação, o que faz deles iniciativas complementares
no âmbito da instituição. Partindo do pressuposto de que os portais possuem
peris distintos (priorizando, assim, recursos diferentes) é interessante
perceber que, apesar de participação e educação legislativa caminharem juntas,
1) o Portal da Câmara é aquele que apresenta o maior índice de informação
do tipo “educação legislativa”, em vez do Portal e-Democracia, no qual esse tipo
de informação é inexistente; e 2) não há uma complementaridade intencional
entre as duas iniciativas, que, embora pertençam à mesma Casa Legislativa,
atuam de forma quase totalmente independente – não obstante os portais
oferecerem ferramentas de caráter diferenciado.
Como se configura a comunicação online entre representantes e representados no Brasil? Um estudo sobre as ferramentas digitais da Câmara dos Deputados
Marques, Francisco Paulo Jamil; MITOZO, Isabele Batista; MONT’ALVERNE, Camila. Como se configura a comunicação online entre representantes e representados no Brasil? Um estudo sobre as ferramentas digitais da Câmara dos Deputados. Contracampo, Niterói, v. 35, n. 02, pp. 87-114, ago./., 2016.
Marques, Francisco Paulo Jamil., MITOZO, Isabele Batista, e MONT’ALVERNE, Camila