Comunicação de más notícias: perspectivas de estudantes de medicina de uma universidade pública

RAMOS, Murilo Sousa; TAVARES, Beatriz Rihs Matos; ALMEIDA, Milena Dórea de. Comunicação de más notícias: perspectivas de estudantes de medicina de uma universidade pública. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 588–605, 2024. DOI: 10.29397/reciis.v18iAhead-of-Print.4145. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/4145.

ALMEIDA, Milena Dórea de, RAMOS, Murilo Sousa, e TAVARES, Beatriz Rihs Matos

Objetiva-se discutir os desafios e as dificuldades que estudantes de medicina vivenciam na comunicação de más notícias e como percebem o tratamento dado a esses desafios e dificuldades na sua formação universitária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudantes de medicina que vivenciaram atendimentos aos usuários e presenciaram a comunicação de má notícia a um paciente e/ou familiar em suas atividades prático-acadêmicas. Os principais resultados indicaram que os estudantes relacionaram a comunicação de más notícias com conceitos como morte, luto, perda e dor. Perceberam esse contexto como desconcertante e aterrorizante, ressaltando a importância do preparo educacional e emocional. Atestaram, ainda, a falta de estratégias educacionais, indicando a necessidade de mais apoio na formação médica para o desenvolvimento dessas habilidades. Conclui-se que é necessário que as escolas médicas promovam formas de implementar estratégias de habilidade de comunicação com a atualização na grade curricular para o ensino-aprendizagem de técnicas comunicacionais.
Compartilhe