Comunicação e Marketing no setor público: diferentes abordagens para a realidade brasileira

CEZAR, Layon Carlos. Comunicação e Marketing no setor público: diferentes abordagens para a realidade brasileira. Brasília: ENAP, 2019.

CEZAR, Layon Carlos

Discutir marketing e comunicação no contexto da administração pública brasileira faz parte de um árduo processo de desconstrução de velhos mitos e paradigmas e construção de novas ideias junto à sociedade. A desconstrução é necessária inicialmente para desvincular a visão do marketing único e exclusivamente como resultado das propagandas eleitorais ou do papel dos marqueteiros políticos. Esse desserviço estimulado por profissionais sem cuidados com a comunicação reduz o marketing público ao senso comum, apresentando apenas uma de suas vertentes, deslegitimando sua atuação e dificultando a implementação nos órgãos públicos. De forma paralela, a comunicação pública acaba sendo reduzida a mecanismos formais e instrumentais nos quais a informação apenas é repassada sem a devida preocupação com o engajamento dos cidadãos nos espaços de debate. […]

Compartilhe