Este artigo resulta de uma pesquisa que buscou entender as práticas comunicativas da Rede de Ouvidorias da Ebserh, sob a ótica da tríade manifestação de Ouvidoria, pesquisa de satisfação e acesso à informação, na perspectiva de que elas podem ser analisadas no contexto da comunicação organizacional. A partir de um entendimento de rede social enquanto construção de vínculos relacionais entre indivíduos e de uma metodologia qualitativa, fez-se uso de uma pesquisa bibliográfica; pesquisa
documental sobre a legislação vigente; observação participante; questionário; e
entrevista. Concluiu-se que a comunicação nas ouvidorias pode ser orientada e
padronizada, sendo produzido um Modelo de Comunicação em Ouvidoria, com duas ações: proposta de treinamento e um guia com a orientações gerais de práticas comunicativas na Ouvidoria.
Comunicação em Ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais
MOURA, Flavia de Almeida; NOBRE NETO; Pedro Germano; RABELO, Melissa Silva Moreira; SANTOS, Protásio Cézar. Comunicação em Ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais. In: Anais do 31° Encontro Anual da COMPÓS, 2022, Imperatriz.
MOURA, Flavia de Almeida, NOBRE NETO, Pedro Germano, RABELO, Melissa Silva Moreira, e SANTOS, Protásio Cézar