Comunicação Pública Digital e Popularização da Ciência: o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e suas Unidades de Pesquisa

CALDAS, Graça; VEIGA, Ana Paula Soares. Comunicação Pública Digital e Popularização da Ciência: o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e suas Unidades de Pesquisa. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: 2016

CALDAS, Graça e VEIGA, Ana Paula Soares

Este trabalho tem como foco as ações de Comunicação Pública e a popularização da ciência nos portais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)4 e suas 13 Unidades de Pesquisa (UPs). É um estudo múltiplo de caso, realizado por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. A análise revela a ausência de uma estrutura articulada de comunicação, em prejuízo das próprias instituições e dos diversos públicos de interesse. A pesquisa aponta ainda para a necessidade de se estabelecer uma política de comunicação e estratégias de utilização dos meios digitais que valorizem e deem visibilidade às UPs como gestoras das ações de pesquisa e desenvolvimento do Sistema de CT&I e enquanto geradoras e difusoras de conhecimento de ponta em benefício da sociedade.

 

Compartilhe