Os dois volumes em e-book, produzidos a partir do I Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação, são uma preciosidade e mais uma demonstração do interesse e do esforço em avançar no
uso da comunicação como instrumento para garantir e ampliar a cidadania.
O conteúdo é diversificado como são as perspectivas da comunicação:
conceitos e conexões teóricas e práticas; experiências no período da pandemia de Covid-19; mídias públicas; comunicação em instituições públicas;
e uso das redes sociais, dentre outras abordagens. É um cardápio sólido e
saboroso para quem pensa em comunicação para apoiar a viabilização de
políticas públicas, qualificar os processos de interação e informação, apoiar
o cidadão em suas relações com o Estado e com os atores públicos.
Este texto está no volume 2. Se ainda não acessou, recomendo também
o número 1. Examine com atenção as informações e ideias, dissemine,
discuta. Precisamos muito disso.
Num período em que a sociedade sente corroída sua base de esperança
na cidadania e em que proliferam práticas de comunicação manipulatórias visando interesses pessoais ou de grupos, este lançamento da UFG é
absolutamente bem-vindo.
Os artigos que compõem o presente volume estão organizados em
três seções temáticas. A Parte 1, que possui seis capítulos, traz importante
reflexão sobre televisão pública e empresa pública, analisando práticas e
representações comunicacionais em face de uma conjuntura política de
desmonte da comunicação pública.