Jon Lomberg, um artista que colabora em projetos de divulgação na área espacial, conta uma experiência sobre a dificuldade de trabalhar em organizações que atuam com ciência: “Uma vez participei de uma reunião convocada pela Nasa para melhorar suas comunicações. Sentados ao redor da mesa, com o Administrador da Nasa, estavam vários burocratas, uma dúzia de cientistas, alguns professores, alguns escritores de ciências, mas exceto por mim e um outro artista/astrônomo, não havia ninguém perito em apresentação visual da ciência, nenhum desenhista de museu, nenhum diretor de arte de revista, nenhum produtor de filme ou fotógrafo, nenhum produtor de televisão, nenhum mago de efeitos especiais, nenhum gênio em computação gráfica. Só de olhar a lista de presentes já ficava claro qual era o problema da Nasa em relação à comunicação. E é um problema que não é restrito só à Nasa.” De fato, o problema não é apenas com a Nasa. Mesmo com a equipes especializadas e estruturas adequadas, ainda existe certa incompreensão não apenas sobre papel e exigências, mas também sobre o potencial do uso da comunicação para ajudar as instituições de ciência a definirem e atingirem seus objetivos. […]
Da divulgação científica à comunicação
DUARTE, Jorge. Da divulgação científica à comunicação. 2003
DUARTE, Jorge