Educomunicação para a democraci: o programa Plenarinho e o nível de letramento político infanto-juvenil

MARTINS, Lúcio Meireles. Educomunicação para a democraci: o programa Plenarinho e o nível de letramento político infanto-juvenil. 2012. 118 f. Monografia (Especialização) - Curso de Instituições e Processos Políticos do Legislativo, Câmara dos Deputados, CEFOR, Brasília, 2012.

MARTINS, Lúcio Meireles

Estudo sobre o Plenarinho, portal infanto-juvenil da Câmara dos Deputados. O Plenarinho desenvolve ações educomunicativas voltadas à educação política de crianças de sete a 14 anos por meio de estratégias de comunicação dirigida e aproximativa. Uma dessas ações é o Eleitor Mirim – edição 2010 aqui enfocado. Este projeto é implementado nos anos eleitorais por meio do incentivo e orientação para práticas pedagógicas por professores do ensino fundamental. As temáticas abordadas são política, democracia, cidadania e legislativo. Os professores inscritos e selecionados em 2010 foram orientados a aplicar um questionário estruturado abordando as temáticas do projeto, o que resultou numa amostragem de 300 crianças de quatro cidades: Araçatuba, Araraquara, Manaus e Salvador. Estes dados são aqui analisados por meio de abordagens e técnicas metodológicas da análise de conteúdo e da teoria fundamentada nos dados. Busca-se em conhecimentos teóricos de diferentes áreas, referências para a compreensão do problema estudado. Nesse sentido, a mídia-educação e a educomunicação são analisadas devido ao perfil do projeto e dada a centralidade da mídia na formação cultural brasileira. Estas áreas de estudo também contribuem para a percepção da inter-relação entre educação e da comunicação, e do potencial formativo e esclarecedor da leitura crítica dos meios e da apropriação destes no meio escolar. Outro campo teórico utilizado é acultura política, com ênfase à vertente culturalista. Esta área contribui para o entendimento dos processos relacionados à formação dos conhecimentos, crenças e sentimentos que conformam os valores políticos. Evidencia-se que a formação dessa cultura ocorre de forma dinâmica, desde a infância, nas interações entre gerações, na escola e na relação com o Estado. A função principal dessa vertente está na identificação de quais valores são mais relevantes para a manutenção e fortalecimento da democracia. Essa mesma intenção está presente no terceiro campo teórico presente neste estudo – educação política. Esta linha de estudo justifica os esforços realizados pela Câmara dos Deputados por meio do projeto Plenarinho, pois apresentam a educação política como uma regra da coletividade perante cada indivíduo. Essa prática é apontada como imprescindível para a formação do cidadão ativo e para o aprimoramento da democracia. A análise das manifestações das crianças acerca de democracia e política indicam uma realidade de desconhecimento, desinteresse e até mesmo aversão quanto a esses assuntos, de forma correlata ao já cientificamente verificado entre brasileiros adultos por estudos culturalistas. Percebe-se nesses resultados que a formação política não vem sendo priorizada nas escolas e ambiente familiar, sendo uma temática pouco ou não abordada. As crianças apresentam conhecimentos não sistematizados acerca da política influenciados por conteúdos televisivos das campanhas eleitorais. Grande parte desse público não percebe a relação da política com a vida cotidiana. Conclui-se pela necessidade da ampliação da atuação da Câmara dos Deputados quanto à sua função educativa tanto no âmbito administrativo como legislativo. Sugere-se a alteração na legislação de educação para priorizar a formação política, pois se constata que a cidadania apenas como tema transversal nos parâmetros curriculares nacionais não vem cumprindo esse papel essencial ao desenvolvimento da democracia. Apesar da complexidade existente entre a educação formal e a construção dos valores políticos na vida adulta, destaca-se a escola como o locus privilegiado para a formação deum cidadão consciente e participativo na política.

 

 

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