Estratégia de comunicação, neste texto, é a concepção e implantação de uma solução de comunicação original para uma questão importante. Utilizamos insights e conceitos de diferentes disciplinas, escolas e autores para abordar o uso potencial de estratégia no dia a dia do gestor de comunicação, além de propostas de práticas a partir de experiência pessoal.
Adota-se a perspectiva de gestão dos processos de comunicação para, identificado um problema/desafio de relevância, definir objetivo, solução original – presumivelmente eficaz – e gerenciar as condições para alcançá-la, incluindo o monitoramento para os ajustes necessários.
Não se trata, portanto, de se propor soluções de rotina ou de gerar melhorias, mas enfrentar e resolver definitivamente questões relevantes. A definição da estratégia é parte da responsabilidade da comunicação no contexto corporativo a partir da missão, visão e objetivos organizacionais.
Como roteiro do capítulo tem-se: Comunicação nas organizações; A área de comunicação; Comunicação estratégica; e Estratégia – Concepção e Gerenciamento. Ilustrações e casos buscam ajudar a compreensão sobre o conceito de Estratégia adotado.