O texto analisa as ferramentas de interação oferecidas pelos parlamentos dos cinco integrantes do Mercado Comum do Sul (Mercosul): Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O foco principal do estudo são os mecanismos de interação política com o cidadão, tais como e-mails, redes sociais e outros instrumentos de engajamento, totalizando 36 ferramentas de interação disponíveis ao público. O levantamento foi realizado no período de março a abril de 2014. Os dados mostram que Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela apresentam um modelo similar de interação, com oferta limitada de ferramentas, restritas ao e-mail institucional e às redes sociais. O Brasil diferencia-se dos demais pela abrangência e variedade de mecanismos, que incluem ferramentas para debate de propostas e comentários sobre a legislação.
Estratégias digitais de interação política dos parlamentos do Mercosul
BARROS, A. T.; Bernardes, C. B.; RODRIGUES, M. R. Estratégias digitais de interação política dos parlamentos do Mercosul. In: BERNARDES, Cristiane Brum; SCHWARTZ, Fabiano Peruzzo (orgs.). Comunicação, Educação e Democracia no Legislativo Brasileiro. Brasília: Edições Câmara, 2015. p. 65-88.
BERNARDES, C. B., BARROS, A. T., e RODRIGUES, M. R.