Introdução: Este artigo tem como objetivo principal refletir sobre as características da linguagem jornalística adotada nos veículos de comunicação mantidos pela Câmara dos Deputados do Brasil1. A casa legislativa federal mantém uma complexa estrutura de comunicação2, com ações de relações públicas,comunicação institucional e também atividades jornalísticas de cobertura dos trabalhos legislativos. Essa cobertura, realizada por jornalistas contratados pela própria instituição, é veiculada em quatro mídias mantidas pela casa:TV Câmara, Rádio Câmara, Jornal da Câmara e Agência Câmara (veiculo de transmissão pela internet).Em especial, o foco da análise é a adoção de critérios de noticiabilidade clássicos do jornalismo em veículos destinados à cobertura das atividades políticas do Legislativo. Essa estratégia, ao mesmo tempo em que visa conferir credibilidade às mídias legislativas e separar as atividades jornalísticas nelas realizadas das ações de relações públicas desenvolvidas pela instituição, cria dificuldades para a formatação das notícias sobre a Câmara nesses veículos. (…)