Este artigo analisa a aplicação das restrições comunicacionais
nas redes sociais das universidades federais brasileiras durante o período
das Eleições 2022, que visa a isonomia entre as candidaturas. A pesquisa
avalia como foi a aplicação das orientações da Secretaria Especial de
Comunicação Social do Governo Federal pelas instituições de ensino com
base na coleta nos textos informativos nos quais cada universidade indicou
a aplicação das normas em seus perfis nas redes sociais. Quatro
posicionamentos estão presentes: a publicação de orientações oficiais
próprias, o modo de presença nas redes sociais, a recepção de comentários
nas publicações e a restrição de conteúdo. A partir dessa coleta, são
realizadas análises sobre o material, com o objetivo de indicar os problemas
advindos dos modos de aplicação das medidas, do entendimento das
restrições e da falta de consideração do papel e dos modos de uso das
redes sociais pelas universidades, que cumprem um papel formativo e de
construção da cidadania por ensino, pesquisa e extensão.
IMPACTOS DAS RESTRIÇÕES NOS PERFIS EM REDES SOCIAIS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DURANTE O PERÍODO ELEITORAL 2022 – entre a isonomia necessária e a limitação do acesso a informações
SOUSA, M. I. IMPACTOS DAS RESTRIÇÕES NOS PERFIS EM REDES SOCIAIS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DURANTE O PERÍODO ELEITORAL 2022 – entre a isonomia necessária e a limitação do acesso a informações. In: 10º Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (10ª COMPOLÍTICA). Ceará: 2023.
SOUSA, M. I.