Internet como meio de comunicação institucional: estudo de caso da AGPREV

PORTELLA, Karen Araújo. Internet como meio de comunicação institucional: estudo de caso da AGPREV. 2005. 109 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social – habilitação em jornalismo) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.

PORTELLA, Karen Araújo

O presente trabalho apresenta análise da implantação da AgPREV, agência de notícias online da Previdência Social, veiculada no site www.mps.gov.br. A utilização da internet como meio de comunicação pelas instituições brasileiras é recente, datando da década de 1990, e a exclusão digital no país é significativa. A internet ainda se encontra na fase de adaptação. As assessorias de imprensa, que se tornaram importantes campos de atuação nos últimos tempos (estima-se que, atualmente, 50% dos jornalistas brasileiros trabalham nas assessorias), procuram evoluir na perspectiva de acompanhar o ritmo crescente da rede mundial de computadores. As informações contidas neste trabalho permitem a verificação de sua efetiva utilização e dos resultados do uso do jornalismo on-line no interior das organizações institucionais. A internet é um meio que apresenta taxas de crescimento explosivas, tendo em quatro anos atingido 50 milhões de usuários. Verificar se a veiculação de notícias on-line alcança satisfatoriamente seu público-alvo é o principal problema que esta pesquisa aborda, além de explanar se, na prática, a Assessoria de Comunicação do Ministério da Previdência Social cumpre, por meio da Agência de Notícias, os objetivos aos quais se propôs para o presente ano em sua política de comunicação, quais sejam, resgatar a imagem institucional da Previdência, investir na inclusão previdenciária e reforçar a valorização do servidor.

 

 

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