O ato de administrar envolve o gestor em situação de constante decisão e comunicação. Uma comunicação eficiente é tão importante quanto uma decisão eficaz e assim a busca por tecnologias capazes de melhorar práticas de gestão e agilizar os processos da organização, entre eles o processo de comunicação interna, deve ser uma das prioridades dos administradores. Neste sentido, resgatam-se atualmente diversas tecnologias capazes de influenciar os processos de comunicação (interna e externa) de uma organização, entre as quais insurge-se a intranet. Contudo, a implantação de tal tecnologia para concretizar tal intento, não tem sido tarefa das mais fáceis, principalmente, no âmbito público. O DETRAN-RN vem fazendo uso de uma intranet de modo a tornar seus processos internos mais efetivos, contrariando a ideia geral de que empresas públicas não possuem um caráter inovador. Dentre os processos afetados pela adoção da rede, o processo de comunicação interna tem se destacado. Assim criam-se as condições satisfatórias para a realização deste estudo que buscou analisar e entender quais os efeitos e implicações desta tecnologia no processo de comunicação interna dessa empresa pública. A implementação deste estudo de caso visou captar a percepção dos usuários de uma aplicação de comunicação interna, em relação aos efeitos que esta aplicação e a intranet têm nos elementos do processo de comunicação e as implicações destes efeitos nos princípios de eficiência de comunicação. O resultado do estudo evidencia efeitos, implicações e correlações de diversos matizes, entre os itens destacados de modelos da literatura, asseverando a influência da tecnologia resgatada no processo implementado na organização estudada. Tal achado possibilita conjecturar reais possibilidades de associação das intranets como veículo promotor do processo de comunicação e de sua efetividade nas organizações.