Jornal, Comunicação Pública e Educomunicação: tríade para uma formação cidadã

ANJOS, Mayara Abadia Delfino dos. Jornal, Comunicação Pública e Educomunicação: tríade para uma formação cidadã. Ciência & Tecnologia, Uberaba, v. 1, n. 1, p. 60-66, set./dez. 2015.

ANJOS, Mayara Abadia Delfino dos

O conceito de comunicação pública é algo em discussão no Brasil. É um termo novo, ainda não muito praticado, como deveria ser principalmente nos órgãos públicos brasileiros. Até mesmo os pesquisadores da área, ainda não possuem um consenso sobre a definição desse termo, tanto que diversas definições são empregadas para designar tal. O termo surgiu para designar qual seria a forma ideal de exercício pleno do direito do cidadão de se informar e ser informado sobre tudo o que for de interesse público, proporcionando assim o pleno direito à cidadania e a sociedade civil. Já a educomunicação é um termo que visa à construção de ecossistemas educomunicativos em que todos colaboram e aprendem e seja possível interagir, trocar aprendizados, proporcionar uma educação emancipadora e acima de tudo formar cidadãos críticos. Esse artigo advém de uma pesquisa exploratória nos jornais publicados na Universidade Federal de Uberlândia, acompanhada de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. O objetivo do presente artigo consiste em realizar um levantamento nos jornais publicados na Universidade Federal de Uberlândia, por meio de revisão bibliográfica, das definições de comunicação pública, educomunicação e qual a melhor empregabilidade dessa tríade: comunicação pública, educomunicação e publicação de jornais na universidade.

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