Metodologias Ativas como Instrumento da Cidadania: Um Estudo de Caso em perspectiva Etnográfica do Parlamento Jovem de Praia Grande – SP

SANTOS, Isaac Santos dos. Metodologias Ativas como Instrumento da Cidadania: Um Estudo de Caso em perspectiva Etnográfica do Parlamento Jovem de Praia Grande - SP. Juventude.br, v. 20, n. 1, 2022.

SANTOS, Isaac Santos dos

O Brasil é um país com desigualdades profundas inclusive na educação,
a escola tem sido pouco atrativa aos alunos (Lima & Gomes, 2017), sendo passivas, não se utilizam de dinâmicas pedagógicas motivadoras e transformadoras. As metodologias ativas de aprendizagem e experiência de imersão surgiram na década de 1980 como alternativa a uma tradição de aprendizagem passiva (Mota & Werner, 2018). Um caso interessante para se
observar é a experiência do Parlamento Jovem Brasileiro – PJB3, a qual leva estudantes do ensino médio para uma experiência de imersão em Brasília com duração de uma semana.
Neste sentido, este artigo se propõe a observar quais são os aprendizados decorrentes do ambiente do Parlamento Jovem a partir do Estudo de Caso da Câmara Municipal de Praia Grande e relacionar com a literatura de Metodologias Ativas de Aprendizagem. Para isto, utiliza-se de questionários tanto para os alunos envolvidos, quanto para a equipe técnica e professores no acompanhamento dos alunos. Além de uma vivência in loco do Parlamento Jovem em Praia Grande, inspirando-se em referências da Etnografia. Propõe-se a seguinte pergunta de pesquisa: Seguindo potencialidades cidadãs,
quais aprendizados, competências e habilidades podem ser potencializados a partir de uma experiência de metodologia ativa de um Parlamento Jovem Municipal?

Compartilhe