Midiatização e Interatividade: um estudo sobre publicações no perfil oficial do Instagram da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

SOBRINHO, Maurício Santana de Oliveira. Midiatização e Interatividade: um estudo sobre publicações no perfil oficial do Instagram da Universidade Federal do Piauí (UFPI). In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE INVESTIGADORES DA COMUNICAÇÃO, 16., 2019, Bogotá. Anais [...] Bogotá: 2019. p. 1821-1832.

SOBRINHO, Maurício Santana de Oliveira

O conceito de midiatização e interatividade contornam a história dos meios de comunicação nos dias de hoje. Tais definições favorecem a identificação e descrição de processos comunicacionais em dispositivos e suas contribuições para mudanças em comportamentos sociais. Partindo deste contexto, o artigo tem como objetivo apresentar as interações que ocorrem no Instagram oficial da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em relação aos processos de midiatização e suas repercussões. Para tanto, são utilizados conceitos de midiatização de Garcia (2011) e Fausto Neto (2008), que consideram a compreensão desse campo conceitual como um processo comunicacional que se relaciona com a sociedade, gerando práticas comunicativas complexas em tecnologias cada vez mais avançadas que produzem modificações nos modos de se comunicar, nos usos e produções de sentido, bem como nos modos de ser.

 

 

Compartilhe