Museu Nacional, a fênix: a comunicação organizacional em prol da reconstrução de histórias e memórias

PORTO, Alessandra de Figueredo; MARTINS, Márcio André Cardoso de Faria. Museu Nacional, a fênix: a comunicação organizacional em prol da reconstrução de histórias e memórias. In: CONGRESSO BRASILEIRO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E DE RELAÇÕES PÚBLICAS, 14., 2020, Bauru. Anais [...] Bauru: 2020.

MARTINS, Márcio André Cardoso de Faria e PORTO, Alessandra de Figueredo

Em junho de 1818, a cidade do Rio de Janeiro passou a abrigar a instituição que seria responsável pela disseminação do estudo das ciências naturais no país: o Museu Nacional. Localizado na Quinta da Boa Vista desde 1892, o museu é o mais antigo do Brasil. A instituição completou duzentos anos em junho de 2018, comemorados com variada programação cultural. Todavia, em setembro de 2018, um incêndio destruiu grande parte do seu acervo de 20 milhões de itens. A partir de então, teve início o projeto de reconstrução do Museu Nacional. Tal processo partiu de um minucioso trabalho de comunicação, visando demonstrar que as chamas não destruíram a identidade da instituição – assunto a ser tratado no presente artigo.

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