Apresentação: O objetivo deste trabalho é realizar uma discussão sobre a im- portância histórica da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM) para a democratização da comunicação no Brasil. Ele é resultado de Projeto de Pesquisa aprovado pelo Departamento de So- ciologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2009. Os capítulos que seguem, divididos em dois blocos, são produto de pesquisas realizadas entre 2010 e 2013, período no qual havíamos publicado outro trabalho, intitulado: TV Brasil: Algo Novo no Ar (Aguiar, 2012). Mais três artigos apresentados em congressos e seminários nacionais serviram de base para a realização deste estudo. Eles se referem às Políticas Públicas de Comunicação no Governo Lula, o primeiro especificamente sobre a TV Brasil (Aguiar, 2010), o outro sobre os avanços e recuos nas políticas públicas de comunicação (Aguiar; Liedtke, 2013, p. 6584), e por último, o artigo relacionado ao debate da 1ª CONFECOM (Aguiar et al. ago. 2010).
Trata-se de pesquisa teórica e empírica sobre a democratização da comunicação brasileira, cuja perspectiva analítica está voltada para a compreensão da participação ativa da sociedade civil e os interesses em jogo em razão da disputa com o setor empresarial da indústria midiática. Procura analisar tanto as presenças como as ausências dos Grupos Empresariais da Comunicação no debate em torno da Con- ferência, analisando os seus interesses econômicos e políticos, bem como compreender as demandas oriundas de uma gama variada de entidades dos setores organizados da sociedade civil. Portanto, uma das questões norteadoras da pesquisa foi identificar quem são esses sujeitos históricos e quais são os seus projetos estratégicos para a so- ciedade na área da comunicação. […]