O ensino colaborativo como estratégia à inclusão

MAIA, Joyce B. Moreira; AMORIM, Marilia C. Soares. O ensino colaborativo como estratégia à inclusão. In: Congresso Nacional de Educação, 7., 2020, Maceió. Anais [...] Maceió, 2020.

AMORIM, Marilia C. Soares e MAIA, Joyce B. Moreira

O presente trabalho aborda o ensino colaborativo como estratégia à inclusão escolar, portanto expõe-se como a possibilidade de unir conhecimento de diferentes áreas tal como professora do ensino regular e da educação especial pode beneficiar tanto alunos neurotípicos quanto alunos público alvo da educação especial. O objetivo geral consiste em refletir o ensino colaborativo como estratégia para a educação inclusiva. Optou-se por um breve estudo bibliográfico, qualitativo e descritivo como forma de atingi-lo. Para a base teórica, apoiou-se em autores como Mendes (2020), Zerbato (2014) e Capelline (2019). Indicou-se que além de ser necessário mais estudos sobre o tema, é uma estratégia que necessita de mais financiamento devido à necessidade da presença da professora de sala regular e a de educação especial na mesma classe. Porém, o ensino colaborativo já se mostra como uma estratégia promissora para que a educação inclusiva seja afetiva e de qualidade.

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