A comunicação interna tem recebido um olhar mais atento por parte dos profissionais. O crescente número de estudos teóricos vem demonstrando uma mudança acentuada sobre a importância das práticas comunicacionais internas nas organizações e seus reflexos no âmbito externo. A construção de relacionamentos tornou-se a tônica dos discursos nas organizações, um discurso que exige menos tecnicidade e maior atuação na instância humana. O principal objetivo deste estudo foi verificar como ocorre o planejamento de comunicação para a utilização da rede de intranet, adotada para a comunicação interna em uma universidade comunitária gaúcha. Foi realizado um estudo de caso exploratório na Universidade de Santa Cruz do Sul para avaliar a situação da comunicação interna e a utilização do instrumento intranet nas práticas comunicacionais no âmbito organizacional. A investigação que resultou nesta tese orientou-se pelo levantamento e análise de informações a partir de pesquisa bibliográfica e documental, esta realizada junto aos arquivos disponibilizados pela instituição; de pesquisa qualitativa com gestores e equipe técnica; e pesquisa quantitativa com usuários da rede de intranet. O resultado desta investigação foi o entendimento mais claro sobre as potencialidades da rede de intranet como instrumento de comunicação interna para uma organização e a proposta de um modelo apresentado em nove etapas de planejamento de comunicação interna para rede de intranet de uma universidade comunitária gaúcha.