Ouvidorias públicas: cidadania e participação na perspectiva da ação comunicativa

MARQUES, Paulo Marcello Fonseca; TAUCHEN, Gionara. Ouvidorias públicas: cidadania e participação na perspectiva da ação comunicativa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, Brasília, v. 30, n. 3, p. 497-511, set./dez. 2014.

MARQUES, Paulo Marcello Fonseca e TAUCHEN, Gionara

O presente estudo aborda a atuação das ouvidorias públicas brasileiras, como mecanismo de participação social e de exercício da cidadania no Estado Democrático de Direito, ancorada nos fundamentos da teoria da ação comunicativa, na perspectiva de Habermas. O estudo, de natureza teórica, foi organizado por meio da hermenêutica reconstrutiva. Concluiu-se que as ouvidorias viabilizam o poder comunicativo já que essas instituições participativas têm, como um de seus principais procedimentos, a análise e decodificação das vozes da sociedade trazendo-as para o âmbito do Estado. A partir de normativos recentes, as ouvidorias são concebidas como instâncias de controle e participação social.

 

 

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