Plano de Desenvolvimento Institucional em Instituições de Ensino Superior Brasileiras e a Gestão da Comunicação Integrada de Marketing no Ambiente On-line

BREDA, Fernanda; CRUZ, Cassiana Maris Lima; HERMES, Lisiane Caroline Rodrigues; MEDEIROS, Janine Fleith de. Plano de Desenvolvimento Institucional em Instituições de Ensino Superior Brasileiras e a Gestão da Comunicação Integrada de Marketing no Ambiente On-line. Desenvolvimento em Questão, Ijuí, v. 18, n. 51, p. 331-354, abr./jun. 2020.

BREDA, Fernanda, CRUZ, Cassiana Maris Lima, HERMES, Lisiane Caroline Rodrigues, e MEDEIROS, Janine Fleith de

Esse estudo teve como objetivo analisar a relação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e a gestão da Comunicação Integrada de Marketing (CIM) no ambiente on-line, de acordo com o proposto por Gurau (2008). A pesquisa foi realizada com base no método exploratório, seguindo as premissas da narrativa e abordagem qualitativa, por meio de entrevistas estruturadas com gestores das Universidades investigadas, que propõe três etapas para a adaptação das mensagens online: aos valores corporativos, aos objetivos estratégicos e táticos da comunicação, bem como customização. A investigação corroborou quanto aos valores corporativos e, também apresentou discrepâncias de achados frente as estratégias e táticas de comunicação e a customização. Ainda, agregou novas perspectivas ao processo da CIM no ambiente on-line das Universidades, enfatizando a importância da comunicação interna como uma ferramenta de suporte a gestão.

Compartilhe