Por uma definição de comunicação pública: tipologias e experiências brasileiras

MARQUES, Francisco Paulo Jamil; MIOLA, Edna. Por uma definição de comunicação pública: tipologias e experiências brasileiras. In: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), 7., 2017, Porto Alegre. Anais [...] Porto Alegre: 2017.

MARQUES, Francisco Paulo Jamil e MIOLA, Edna

 O artigo tem o objetivo de mapear a literatura da área de Comunicação Pública a fim de propor critérios de classificação que sirvam para reconhecer a natureza das diversas iniciativas midiáticas empreendidas pelas instituições do Estado brasileiro. Trata-se de uma investigação que problematiza as tensões verificadas entre comunicação política com viés estratégico e comunicação política com viés democrático-normativo. As iniciativas mantidas na comunicação de Estado são examinadas e contribuem para um modelo analítico que contempla, de um lado, as práticas que podem aproximar cidadãos e representantes por meio do incentivo à participação; da melhora dos fluxos administrativos e da entrega dos serviços; e do aumento da transparência e da prestação de contas dos governos; e, de outro, a dimensão estratégica da Comunicação Institucional e o uso das políticas de imagem personalizadas.

 

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