O presente artigo deriva de um estudo empírico sobre o desenvolvimento tecnológico e mercadológico decorrente da implantação da
Televisão Digital no Brasil. Dois aspectos foram
selecionados para discutir a questão proposta: as
motivações econômicas e políticas que determinaram a digitalização da TV aberta no Brasil e a análise preliminar dos efeitos da popularização
da cibercultura no cenário audiovisual brasileiro; quais as mudanças podem ser verificadas na produção, difusão e fruição de conteúdos
audiovisuais. Para o desenvolvimento da análise empírica dos dois contextos apontados, foram utilizadas as seguintes ferramentas teóricoanalíticas: a Teoria de Abordagem Empírica ou “dos efeitos limitados” (Wolf, 1987), os Estudos
Culturais (Zallo, 1988; 1992), o processo de digitalização (Lemos), a passagem dos estudos de televisão para cibercultura (Manovich, 2005)
e (Fechine, 2013).
Projeto TV Brasil: analise da implantação
AFFINI, Leticia Passos; MAGNONI, Antonio Francisco. Projeto TV Brasil: analise da implantação. Trampas de la comunicación y de la cultura, nº. 77, pag. 51-60, 2014.
AFFINI, Leticia Passos e MAGNONI, Antonio Francisco