A Linguagem Simples é uma abordagem comunicacional que vem ganhando
visibilidade e importância no Brasil, representando um avanço significativo na comunicação pública. Seu objetivo é tornar informações complexas acessíveis ao maior número de pessoas possível, independentemente do nível de escolaridade ou familiaridade com o tema, sem comprometer a precisão dos conteúdos. Baseada no conceito de “Plain Language”, adotado em países como Canadá, Estados Unidos e Austrália, a Linguagem Simples é caracterizada pelo uso de frases curtas, palavras comuns, organização lógica do texto e eliminação de jargões técnicos ou burocráticos.
Seu principal objetivo é eliminar barreiras linguísticas, facilitando a leitura e o entendimento de informações complexas, como documentos técnicos, jurídicos e institucionais. Ao simplificar a linguagem, a abordagem promove inclusão social, garante o direito à informação, aumenta a transparência e melhora a eficiência na comunicação, especialmente no setor público. Em resumo, a Linguagem Simples busca garantir que todos possam compreender e utilizar informações essenciais de forma mais eficaz, promovendo o exercício pleno da cidadania e fortalecendo a confiança nas instituições.
De acordo com a especialista brasileira Heloisa Fischer, que atuou como consultora na seleção dos casos e deu entrevista de abertura para a obra, a Linguagem Simples não apenas facilita a leitura e compreensão, mas também promove a inclusão social e o exercício pleno da cidadania, ao garantir que todos possam entender documentos e decisões que impactam suas vidas.
Em um mundo cada vez mais saturado de informações, a adoção dessa prática no setor público (e também no setor privado) é fundamental para assegurar transparência, eficiência e um diálogo mais acessível entre instituições e o público, fortalecendo a democracia e os direitos humanos. Por isso, foi com entusiasmo que os alunos da quinta turma do Curso Completo em Comunicação Pública, promovido a partir da parceria da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) aceitaram a ideia de identificar e investigar casos bem-sucedidos de implantação de Linguagem Simples no Brasil.
[…]