Desde o seu surgimento como campo específico da comunicação, o universo da comunicação voltada para a promoção da democracia, da cidadania e do desenvolvimento social vem sendo nomeado de diversas formas, dentre as quais: alternativo, popular, contra-hegemônico, comunitário, livre, independente, midiativista. A partir da premissa que essa multiplicidade de formas de designá-lo provoca dúvidas, confusões e conflitos no campo, o artigo promove o debate teórico em torno das mesmas e oferece uma nova proposta de classificação. Essa proposta parte da ideia de que esse processo refere-se sempre a um mesmo fenômeno, que varia conforme as suas condições de produção, quais sejam: os contextos político e econômico; o escopo geográfico dos conteúdos relacionados; e as tecnologias utilizadas. O texto traz a tona também o conceito de dialogia como inspiração teórico-metodológica para nomear o campo como um todo, apresentando seus fundamentos e mostrando que estes são próprios a este universo.
Sobre as formas de designar o universo da comunicação voltada para a promoção da democracia
MACEDO, Marcelo Ernandez. Sobre as formas de designar o universo da comunicação voltada para a promoção da democracia. Comunicação Dialógica, Rio de Janeiro, n. 1, p. 1-19, jan./jun. 2019.
MACEDO, Marcelo Ernandez