Os avanços tecnológicos e a convergência midiática aliados ao comportamento do público introduziram um cenário de reconfiguração das mídias. Dentro desse sistema, a televisão tem passado por transformações incididas pelas novas formas de consumo de conteúdos. Novos processos produtivos emergem, como a Narrativa Transmídia (NT), sendo esta a combinação de diferentes plataformas na apresentação de uma história. Esse trabalho analisa o modo como o telejornalismo público, representado aqui pelos telejornais Repórter Brasil Noite (TV Brasil/BRA) e Jornal Antares (TV Antares/PI), tem se apropriado dos recursos disponíveis com a convergência tecnológica, especialmente os princípios da NT de Henry Jenkins (2009) como estratégia para o fortalecimento do jornalismo colaborativo e do engajamento do público. A nossa metodologia consistiu numa pesquisa exploratória, tendo como procedimento o estudo de caso e as técnicas da observação simples e da entrevista em profundidade. Como nos propusemos a trabalhar com uma temática que ainda é local de disputa entre estudiosos, a aplicação dos princípios da NT no jornalismo, elegemos os estudos de Kevin Moloney (2009), Carlos Alberto Scolari (2013) e Maurício Souza (2009) como norteadores da nossa pesquisa. Trabalhamos com os dois telejornais e dois recortes temporais diferentes: o período da campanha eleitoral e o carnaval. Observamos que a exploração dos princípios ainda ocorre de forma limitada e falta integração entre os canais oficiais dos programas. Acreditamos que a experimentação dos princípios como estratégia pode fortalecer o desenvolvimento do jornalismo colaborativo, próprio das emissoras públicas.
Transmídia no telejornalismo de emissoras públicas: estratégias adotadas nos telejornais Repórter Brasil Noite (TV Brasil) e Jornal Antares (TV Antares)
BARROSO, Graciele. Transmídia no telejornalismo de emissoras públicas: estratégias adotadas nos telejornais Repórter Brasil Noite (TV Brasil) e Jornal Antares (TV Antares). 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
BARROSO, Graciele