Tribuna ao vivo: discussão, representação e os avessos suscitados pela midiatização do parlamento

BARRETO, Rachel Cardoso. Tribuna ao vivo [manuscrito] : discussão, representação e os avessos suscitados pela midiatização do parlamento. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Belo Horizonte, 2018.

BARRETO, Rachel Cardoso

Esta tese visa compreender como a transmissão ao vivo afeta as atividades discursivas dos deputados no principal palco do parlamento, o Plenário. Os processos de midiatização da política e de ampliação da visibilidade do parlamento através das TVs legislativas permitem que os discursos feitos em Plenário possam, concomitantemente, fazer avançar agendas e objetivos internos e externos. Assim, a hipótese que guia este trabalho é que a transmissão ao vivo dilui e confunde as fronteiras dos discursos, com impactos relevantes sobre as discussões parlamentares e a construção da representação. A tese compreende um estudo de caso da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), entre 2014-2015, período marcado pela última transição de legislatura. Os procedimentos metodológicos incluíram a coleta e análise de dados quantitativos; a realização de entrevistas semiestruturadas com deputados e servidores; a análise de notas taquigráficas de reuniões de Plenário e dos registros audiovisuais das transmissões ao vivo; e observação participante. Os dados revelam que alguns deputados valorizam fortemente as chances de ocupar a tribuna e a tela da TV Assembleia nas transmissões ao vivo do Plenário, enquanto outros não se interessam por este espaço e são praticamente invisíveis para os telespectadores. Características individuais e institucionais ajudam a explicar essa diferença de comportamento, mas não esgotam a questão, pois as motivações são mais sutis, complexas e se relacionam a escolhas estratégicas de cada deputado, de acordo com a forma como percebem o jogo parlamentar e os retornos das atividades em que podem se engajar. A reflexão se concentrou, então, ao redor de duas funções precípuas e paradigmáticas do parlamento (discussão e representação). Apesar do senso comum e de grande parte da literatura apontarem o esvaziamento do Plenário como espaço de debate, a tese mostra que persistem ali o ideal normativo da discussão, um espaço privilegiado para os embates entre oposição e situação e um palco institucional para a “discussão encenada”, que visa apresentar para o público externo as diferentes posições dos parlamentares. A tribuna se mostrou ainda como espaço propício para a constituição dos deputados como representantes, em um processo dinâmico e cotidiano, ao mesmo tempo em que engendram seus eleitorados e públicos. A representação discursiva feita ali é amplificada através das transmissões ao vivo, e pode atingir diferentes públicos, por várias rotas, constituindo-se também como instrumento de pressão sobre os demais atores políticos.

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