Visibilidade e representação política: o caso da Câmara dos Deputados no Brasil

BARROS, Antonio Teixeira; BERNARDES, Cristiane Brum; RODRIGUES, Malena Rehbein. Visibilidade e representação política: o caso da Câmara dos Deputados no Brasil. Contextualizaciones Latino Americanas, v. 6, n. 10, enero-junio, 2014.

BARROS, Antonio Teixeira de, BERNARDES, Cristiane Brum, e RODRIGUES, Malena Rehbein

Analisa como as novas mídias são usadas pela Câmara dos Deputados para estimular experiências de participação e deliberação pública, procurando verificar suas potencialidades e limitações. O foco específico do texto, portanto, inclui as estratégias de divulgação e de visibilidade política da Câmara para dar suporte às suas ações da Câmara voltadas para o aperfeiçoamento da democracia política. Tal escopo pode ser expresso nas seguintes questões: (a) como se caracterizam os principais mecanismos institucionais para estimular a participação democrática e promover a interação com a sociedade civil? (b) Como as novas mídias podem contribuir para consolidar projetos de transparência política e de participação social? A principal conclusão é que a eficácia política desse sistema é comprometida pela falta de um projeto político-institucional capaz de permitir o diálogo com a sociedade.

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