O trabalho busca mapear as interfaces entre radiojornalismo e jornalismo de agências, salientando pontos convergentes e divergentes de cada modalidade, ao mesmo tempo em que pontua impactos da digitalização em ambas. São revistas algumas experiências históricas e atuais do radiojornalismo de agências de notícias, com ênfase na América Latina e no Brasil. Ao final, tomando por objeto os serviços de rádio e de áudio – conceituando estas diferenças – de sete agências de notícias de propriedade estatal ou pública de seis países latino-americanos, examinam-se as estratégias destas organizações para promover a circulação de informações num meio de comunicação cada vez negligenciado pelos atores privados: o rádio, particularmente das cidades de pequeno e médio porte, tendo por suporte as facilidades de produção, gravação, transmissão e reprodução oferecidas pela convergência digital.
Vozes da América: convergência digital, radiojornalismo e agências de notícias latino-americanas
AGUIAR, Pedro. Vozes da América: convergência digital, radiojornalismo e agências de notícias latino-americanas. Rádio-Leituras, v. 8 n. 2, 2017.
AGUIAR, Pedro