Um verdadeiro soco no estômago. Essa é a sensação após assistir o novo comercial da ONG Bandeiras Brancas, que mostra o todo o drama do vício em bebidas alcoólicas.
O alcoolismo afeta a vida de mais de 80 mil pessoas por ano em todo o continente americano. No Dia Nacional contra o Alcoolismo (18 de fevereiro) o comercial “Carta para Jack” mostra os efeitos do alcoolismo na vida de uma criança e de todos que estão ao seu redor. O filme reproduz o conteúdo da inocente carta que uma menina de 8 anos escreve para Jack, um suposto amigo de seu pai – e uma clara menção à uma famosa marca de Whisky. Na carta, a criança chamada Laura descreve para Jack com detalhes todos os seus traumas com a mudança gradual de comportamento que seu pai sofreu depois de conhecê-lo.
Após afirmar a raiva que sente, Laura explica as dificuldades enfrentadas pela família com a presença de Jack na vida de seu pai. Como a perda do emprego, a falência, a violência doméstica e o abandono. “Quando caí de bicicleta eu queria o colo do papai. Mas ele estava com você. O que vocês tanto fazem juntos?“, questiona inocentemente. Fechando a carta, um pedido final. Laura implora para que Jack suma da vida dela e de sua família e os deixe em paz. Após a leitura da carta, o comercial surpreende com uma revelação pertubadora.
“A ideia é que o vídeo alcance o seu público alvo e alerte os seus familiares o quanto precisam de ajuda“, afirma Brunno Barbosa, idealizador da ONG. Barbosa explica que a opção de produzir o filme com narração em inglês com versões legendadas se deve ao objetivo de levar a mensagem para além das fronteiras do Brasil, 5º país em morte por alcoolismo na América, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Semana Nacional Contra o Alcoolismo
Em 2012, o Ministério da Saúde instituiu a ‘Semana Nacional Contra o Alcoolismo’, comemorado todos os anos na terceira semana de fevereiro, para mobilizar a população na luta contra essa doença que, segundo a OMS, supera a média nacional. Oleg Chestnov, especialista da OMS em doenças crônicas e saúde mental, ressalta que o alcoolismo mata mais homens do que mulheres, eleva o risco de desenvolver mais de 200 doenças e ocasionou a morte de 3,3 milhões de pessoas em 2012. “Não há espaço para complacência. É preciso fazer mais para proteger a população das consequências negativas à saúde do consumo de álcool, uma das grandes causas evitáveis de morte“, diz.
Fonte:Blog de Comunicação de Interesse Público da Nova/SB Comunicação. Saiba mais em: http://www.comunicaquemuda.com.br/querido-jack/